Campeonato de kitesurfe é sucesso na Barra do Cunhaú

O KiteMaster Festival reuniu mais de 60 velejadores no fim de semana, em Barra do Cunhaú, no município de Canguaretama, a 70 km de Natal. Com ventos favoráveis à prática do kitesurfe, as regatas começaram no sábado e os campeões foram conhecidos no domingo. Na categoria Hidrofoil Pro Masculino, que entrará no ciclo olímpico em Paris 2024, o vencedor foi Bruno Duarte Lima, de 19 anos, representando o Maranhão.

- Tem muita gente boa na categoria e fiquei feliz de ser campeão e dar essa vitória de presente pro meu pai nesse domingo. Vou continuar treinando forte e se tudo der certo, quero estar na Olimpíada em 2024. É um sonho - disse Bruno Duarte, conterrâneo e companheiro de treinos de Bruno Lobo, atleta que ganhou a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru.

No Hidrofoil feminino, a campeã foi a francesa Mary Pillot. E no Hidrofoil Amador, quem levou a melhor foi Anselmo Andrade. Na Open Race, o vencedor foi Wilson Veloso. Na categoria Master Race, que reuniu atletas com mais de 50 anos, o lugar mais alto do pódio foi ocupado por Josenildo Silva. E na categoria Big Air, o primeiro lugar foi pra Emerson França, que voou alto no céu da Barra. O eventou contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Canguaretama, por meio da sua secretaria de Turismo.

- Recebemos competidores de 10 estados brasileiros e também atletas da Argentina, França, Alemanha e Bélgica. Um campeonato com uma premiação inédita no Rio Grande do Norte. Esperamos fazer um evento ainda maior no ano que vem, quem sabe com um campeonato mundial voltando para o RN depois de nove anos - comemorou Henrique da Costa Jr, um dos organizadores da prova.

Foto: Rogério Vital

Com informações, Globoesporte.com.