Canguaretama comemora 133 anos de emancipação política

Nossa história se confunde com a do Rio Grande do Norte e do Brasil

Canguaretama completa nesta segunda-feira 133 anos de história, belezas e fé. Sim, a nossa história se confunde com a do Rio Grande do Norte e do Brasil. Isso porque tivemos filhos que se tornaram grandes heróis e lutaram pelos avanços que nos trouxeram até aqui. Falo de André de Albuquerque Maranhão, que defendeu a nossa terra e a nossa liberdade. Também tivemos fatos marcantes, capítulos importantes do nosso passado.

Os engenhos canguaretamenses não nos remetem só ao ontem, mas ao que ajudamos a construir e ao quanto colaboramos com conquistas e progressos. Os engenhos de ontem deram lugares a novas economias. E nesse contexto está parte do trabalho da Prefeitura Municipal. Estou certa de que, como prefeita, o maior presente que podemos dar a Canguaretama é um trabalho perene e comprometido com as necessidades da população. Os engenhos de outrora deram lugar às fazendas de camarão e de ostra e, assim, nossa cidade continua a escrever história.

São 133 anos também de belezas. O “vale das matas”, significado da palavra Canguaretama, encanta turistas do Brasil e do mundo. A nossa bela praia da Barra do Cunhaú é o cartão postal mais conhecido dessa terra e razão da presença de milhares e milhares de visitantes todos os anos. Divulgar a Barra e promover as belezas de Canguaretama é compromisso da nossa administração: seja aqui, em Natal, no Rio de Janeiro, em São Paulo ou em Roma.

Roma sim, pois além de história e belezas, também estamos celebrando 133 anos de muita fé. A fé nos Santos Mártires do Cunhaú, agora reconhecidos como tais pela Igreja Católica e que reforçam nosso passado heroico e nossa proximidade com os propósitos de Deus. Essa fé constrói e transforma e faz de Canguaretama uma referência para católicos de todo o mundo. A eles e, claro, a Nossa Senhora da Conceição, dedicamos o nosso ontem, o nosso hoje e o nosso amanhã.

Que esse amanhã seja próspero. É por isso que a Prefeitura trabalha. É essa a razão do empenho diário e constante. Seja na Educação, na Saúde ou na Assistência Social, a administração faz sua parte, honrando com os 133 anos exitosos e presenteando com obras e ações os seus munícipes.

Como entoado no nosso hino, Canguaretama, tu és querida. O nosso peito vibra de emoção. És o tesouro da nossa vida. Por isso, uma calorosa salva de palmas a nossa cidade, para confirmar outro verso da sua música oficial: É sempre teu, Canguaretama, o nosso coração.

Fátima Marinho, prefeita de Canguaretama