Jovens de Canguaretama participam de projeto da UNICEF

Adolescentes irão se organizar em rede para discutirem questões importantes para seu desenvolvimento

Foi criado em Canguaretama, no distrito de Piquiri, o Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA), um espaço criado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), como parte da metodologia do Selo UNICEF. O Núcleo é composto por 16 adolescentes, sendo oito meninas e oito meninos de diferentes raças, credos e estilos.

Os jovens irão se organizar em rede para discutirem questões importantes para seu desenvolvimento, implementando ações e levando as suas sugestões e reivindicações à gestão municipal. Os adolescentes desse Núcleo protagonizarão suas ações com base no Guia de Mobilização do UNICEF que traz oito Desafios Temáticos baseados nas Políticas Públicas de Educação, Saúde e Assistência Social.

Esses meninos e meninas desenvolverão ações itinerantes no território municipal, a fim de que adolescentes das partes mais distantes do Centro garantam sua participação nesse contexto, promovendo assim o acesso igualitário no campo de efetivação de direitos aos adolescentes que estejam próximos ou não do Centro Urbano.

Os encontros do NUCA acontecerão quinzenalmente e contarão com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente-CMDCA, Conselho Tutelar, Comissão Pró Selo UNICEF, Articuladora Municipal, Mobilizador e da Gestão através das Secretárias Municipais de Saúde, Assistência Social e Educação.