Comunicação

Notícias

Jovens de Canguaretama participam de projeto da UNICEF

Adolescentes irão se organizar em rede para discutirem questões importantes para seu desenvolvimento

Foi criado em Canguaretama, no distrito de Piquiri, o Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA), um espaço criado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), como parte da metodologia do Selo UNICEF. O Núcleo é composto por 16 adolescentes, sendo oito meninas e oito meninos de diferentes raças, credos e estilos.

Os jovens irão se organizar em rede para discutirem questões importantes para seu desenvolvimento, implementando ações e levando as suas sugestões e reivindicações à gestão municipal. Os adolescentes desse Núcleo protagonizarão suas ações com base no Guia de Mobilização do UNICEF que traz oito Desafios Temáticos baseados nas Políticas Públicas de Educação, Saúde e Assistência Social.

Esses meninos e meninas desenvolverão ações itinerantes no território municipal, a fim de que adolescentes das partes mais distantes do Centro garantam sua participação nesse contexto, promovendo assim o acesso igualitário no campo de efetivação de direitos aos adolescentes que estejam próximos ou não do Centro Urbano.

Os encontros do NUCA acontecerão quinzenalmente e contarão com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente-CMDCA, Conselho Tutelar, Comissão Pró Selo UNICEF, Articuladora Municipal, Mobilizador e da Gestão através das Secretárias Municipais de Saúde, Assistência Social e Educação.