Comunicação

Notícias

Prefeita Fátima Marinho abre os trabalhos na Câmara Municipal com Mensagem Anual

Gestora do município falou sobre realizações e metas para o novo ano

A Prefeita Fátima Marinho esteve, nesta terça-feira (19), na Câmara Municipal de Canguaretama, para realizar a abertura dos trabalhos do legislativo municipal com a Mensagem Anual de 2019.

Na oportunidade, a prefeita esteve ao lado dos seus auxiliares, na presença das vereadoras e vereadores do município, além da população que esteve no local para acompanhar as palavras da chefe do executivo municipal.

Confira o discurso da prefeita Fátima Marinho na Mensagem Anual de 2019.

“A importância da leitura da mensagem anual pela chefe do Poder Executivo aos membros do Poder Legislativo é dupla. Primeiramente, porque celebra a valorosa parceria entre a Prefeitura e a Câmara Municipal, cujos reflexos se manifestam no dia a dia da população por meio de Projetos de Lei e de políticas públicas. Depois, porque é nesta oportunidade, com a manifestação das metas para o ano, que é renovado o compromisso público da administração com a sociedade.

Está é a sétima vez que me dirijo a Câmara Municipal para proferir a leitura da mensagem anual. Sou a única pessoa a realizar esse feito em toda a história de Canguaretama. São sete mensagens diferentes, com base em sete momentos diferentes. O que permanece, em todas elas, porém, é a existência de um trabalho sério e comprometido com resultados. O que permanece, em todas elas, entretanto, é a certeza de que obstáculos são e serão superados, independentemente do seu tamanho e do quanto possam desencorajar. Isso porque coragem não nos falta, o que pode ser atestado com o que realizamos em 2018 e o que vamos realizar em 2019.

Na infraestrutura urbana, vivemos um dos maiores desafios não só da área, mas também da gestão: o avanço do mar na Barra do Cunhaú. Concentramos esforços e recursos para conter a força da água. Também realizamos o monitoramento e buscamos os proprietários dos imóveis. Como esse fenômeno natural demanda conhecimento específico e intervenções estruturantes caras, buscamos diversas instituições nos âmbitos estadual e federal para o estabelecimento de parcerias. Foram muitas as reuniões e essa questão não deixou a nossa pauta nem mesmo por um dia. Enquanto o mar avançar, o trabalho para contê-lo vai acontecer. Avançamos também com as pavimentações, em diversas ruas do Projeto Crescer, do Jiqui e da Areia Branca, e concluímos o projeto de infraestrutura turística da cidade. Em 2019, teremos a conclusão de outras obras importantes, como a pavimentação do Mozart Calafange, e iniciaremos a pavimentação da Estrada Vicinal do Mangueirão e a adequação do espaço urbano de Piquiri.

Na saúde, abrimos o Pronto Atendimento Municipal, organizamos os serviços de saúde no Centro Administrativo da Secretaria Municipal de Saúde e recebemos “Nota 10” em 12 unidades básicas de saúde e “Nota 9” nas outras duas, pelo Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica, o PMAQ. Para 2019, pretendemos iniciar a construção da sede própria do Pronto Atendimento, reformar a Unidade Básica de Saúde da Barra do Cunhaú e reformar o posto de saúde do Catu dos Eleotérios.

Na educação, iniciamos o ansiado processo de Gestão Democrática, viabilizando a escolha de diretores e vice-diretores, inauguramos o ginásio da Escola Municipal Joaquim Gomes Sobrinho e adquirimos laboratórios de ciências para todas as escolas do 6º ao 9º ano. Em 2019, vamos ofertar novos cursos profissionalizantes, implantar o sistema educacional e realizar contratações por meio de processo seletivo.

Na assistência social, os próprios indicadores do Programa Bolsa Família atestam a eficiência da gestão, colocando-nos acima da média nacional. Nos quesitos, “acompanhamento das condicionalidades” de educação e de saúde, respectivamente, conquistamos 0,96 e 0,85, enquanto o país ficou com 0,93 e 0,78. Também atualizamos e ampliamos os benefícios eventuais de acordo com as políticas públicas em execução e ampliamos o programa Criança Feliz para mais 150 metas. No ano de 2019, queremos estruturar o CRAS municipal em Piquiri, ampliar o programa Criança Feliz no Cercado Grande, no Ana Catarina, na Rua do Quadro e na Vila Vintém e implantar e implementar o Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora.

No turismo, ampliamos as possibilidades de divulgação por meio de parcerias com veículos de comunicação, executamos o projeto “Praia Limpa” e ofertamos cursos de Guia Turístico, Boas Práticas nos Serviços de Alimentos e Qualidade no Atendimento ao Turista. Para 2019, vamos melhorar a sinalização de pontos históricos e turísticos, elaborar e aplicar pesquisa de demanda turística e criar novas rotas turísticas para interligarem-se entre o nosso distritos e municípios vizinhos.

No esporte, estimulamos a prática esportiva em sala de aula, realizamos o Campeonato de Futsal das categorias de base, além do Torneio de Futsal. O ano de 2019 trará novas realizações. São elas: a etapa de Piquiri do Circuito de Vôlei e Futevôlei, o Campeonato Municipal de Campo e uma nova edição do Campeonato de Futsal das categorias de base.

Na pesca, realizamos curso de beneficiamento de pescado; promovemos a ação social com os pescadores e suas famílias, com corte de cabelo, aferição de pressão arterial, lanche e brindes; e participamos de eventos locais e regionais, como a Festa do Boi. Em 2019, queremos promover curso de culinária direcionada à ostreicultura envolvendo 30 mulheres esposas de produtores de ostras, realizar o 1° Simpósio de Pesca e Aquicultura do Litoral Sul e retomar junto ao IFRN o projeto que visa implantar o Curso Técnico de Pesca e Aquicultura, com previsão para início ainda no primeiro semestre de 2019.

Na área ambiental, oferecemos aulas de educação ambiental em todas as escolas do município durante todo o ano letivo; avançamos com projetos estratégicos, como o de ostreicultura e o Barco Escola; e promovemos eventos de conscientização, a exemplo da Semana do Meio Ambiente. Em 2019, queremos adquirir embarcação própria para o Barco Escola, faremos novos eventos e vamos finalizar, debatendo com autoridades e com a sociedade, o Plano de Saneamento Básico.

Por fim, ressalto o nosso mais recente feito, na área da gestão fiscal: a regularização do pagamento dos salários dos servidores municipais. Em um momento no qual nem mesmo o Estado pode afirmar que está em dia com o funcionalismo, Canguaretama pode fazer essa afirmação. Mesmo diante das dificuldades financeiras, resultado da queda vertiginosa de receitas, mantemos esse compromisso com o servidor e também com a prestação do bom serviço público. Para 2019, esse compromisso se renova. Vamos trabalhar dioturnamente para manter a folha regularizada, com todos os salários em dia.

Senhora presidente, senhoras vereadoras, senhores vereadores, secretárias, secretários, sociedade: 2018 foi um ano de superação. 2019 será um ano de grandes resultados. Para chegarmos lá, porém, a Prefeitura precisa contar com o apoio da Câmara Municipal e da sociedade. Queremos grandes resultados sim e vamos consegui-los, mas a palavra que nos leva até eles é, sem dúvida, confiança. Confiemos, pois, no trabalho da administração. Confiemos em Canguaretama! Muito obrigada e até uma próxima oportunidade!”.

Fátima Marinho
Prefeita de Canguaretama-RN