Secretaria de Pesca e Aquicultura participa de Audiência Pública em Natal

No dia 17 de maio, sexta-feira, na Assembleia Legislativa do RN aconteceu relevante audiência pública, cujo tema foi: Desafios e Perspectivas do Setor Pesqueiro e Aquícola no RN.

A Audiência contou com importantes nomes do Setor, dentre seus conferencistas estiveram: o Secretário Nacional da Pesca, Junior Seif, o Secretário Estadual da SAPE, Guilherme Saldanha e ainda os Professores Universitários; Fabio Hazim da UFRPE e Alberto Cortez da UFRN.

Presidentes e caravaneiros de várias Colônias de Pesca contemplaram a reunião e tiveram a oportunidade de expor suas opiniões e reivindicações ao usar a tribuna, com destaque o Presidente da Colônia Z-06 de Canguaretama, João Adelino, o popular Capitão.

Diversas entidades marcaram forte presença, entre elas o MPP RN (Movimento de Pescador e Pescadora Artesanal), o Conselho Pastoral da Pesca (CPP) e Rede Manguemar.  A Associação de Ostreicultores de Canguaretama – AOCA, através de sua diretoria, também participou da audiência.

A discussão teve como foco a retomada de emissão do registro geral do pescador (RGP), que deixou de ser emitida há cinco anos; o imediato licenciamento para operação de embarcações, cujos processos estão paralisados, os subsídios sobre os combustíveis para a frota pesqueira e outros assuntos que são pertinentes a temática.

O evento faz parte do ciclo de trabalhos realizados pela Frente Parlamentar da Pesca e teve a propositura do Deputado Souza Neto.

A Prefeitura Municipal de Canguaretama foi representada através da Secretaria de Pesca e Aquicultura, reafirmando seu compromisso com pescadores, marisqueiras e ostreicultores da região.