SEMPAC participa de Seminário promovido pelos pescadores e pescadoras artesanais do RN

Manutenção da Campanha Nacional pela Regularização do Território das Comunidades Tradicionais Pesqueiras foi um dos principais objetos defendidos pelo Seminário

A Prefeitura Municipal de Canguaretama, por meio da Secretaria Municipal de Pesca e Aquicultura, participou, entre os dias 22 a 24 de agosto, do Seminário promovido pelos pescadores e pescadoras artesanais do RN.
A SEMPAC participou nas localidades da Aldeia Catu e Barra do Cunhaú - Canguaretama e Pirangi do Norte – Parnamirim. Durante o simpósio expressivos temas foram debatidos em benefício dos direitos da categoria, ressaltando-se os entraves à retirada do Registro Geral de Pesca - RGP, biodiversidade, sustentabilidade, valorização da classe e reformulação da Coordenação Nacional e Estadual do MPP.

A manutenção da Campanha Nacional pela Regularização do Território das Comunidades Tradicionais Pesqueiras foi um dos principais objetos defendidos pelo Seminário.

Somando-se a Secretária Municipal de Pesca de Canguaretama, estiveram presentes: Colônia Z-06 de Pescadores de Canguaretama, Colônia de Pescadores de Galinhos, Colônia de Pescadores de Pirangí do Norte, representantes de Diogo Lopes, Macau, Exu Queimado, Conselho Pastoral dos Pescadores – CPP, Articulação Nacional das Pescadoras – ANP, MPP Ceará, MPP RN, Comitiva Indígena da Aldeia Catu e diversos outros.

Em relação ao município de Canguaretama, a ostreicultura familiar, o potencial hídrico e pesqueiro formam pontos de destaque no encontro.
Representantes do Seminário visitaram a Aldeia Catu, além de conhecerem duas escolas indígenas presentes na comunidade. Em seguida, se dirigiram ao distrito de Barra do Cunhaú com uma breve pausa no bairro do Cercado Grande.