Secretaria de Saúde de Canguaretama alerta para aumento em casos de Influenza

Dados da SMS da última semana de dezembro de 2021 indicam mais de 1.000 pessoas com sintomas de gripe no município

A preocupação com a crescente onda nos casos da gripe mantém em alerta a Secretaria Municipal de Saúde de Canguaretama. Os atendimentos realizados na última semana do mês de dezembro do ano passado, nas unidades básicas de saúde e centros de referências, ultrapassaram a marca de 1.000 pessoas, segundo dados da própria secretaria.

A Prefeitura já iniciou a campanha de vacinação contra a doença em toda a cidade, orientando a população sobre os riscos de contaminação do vírus. Os sintomas são semelhantes ao da Covid-19, como febre, dor de garganta, tosse, dor no corpo, dor de cabeça, calafrios, secreção nasal excessiva e prostração. Para a secretária de saúde, Emanuelle Lisboa, as ações da Prefeitura junto à população estão em andamento, mas é preciso que a comunidade mantenha os cuidados contra a doença.

“É necessário que todos façam a prevenção adequada, mantendo o uso da máscara, a boa higienização das mãos e o distanciamento social. Além da vacinação contra a Influenza, nosso município segue atento ao trabalho de prevenção contra a Covid-19. Por isso, é importante que a população busque essa vacina e mantenha todos os cuidados”, disse.

Sobre a Influenza

A Influenza (gripe) apresenta sintomas bem parecidos com os da Covid-19 e a transmissão ocorre da mesma forma. Neste sentido, as ações de imunização são de extrema importância para proteção contra a doença, além das medidas já adotadas para prevenção da Covid-19, e que devem ser mantidas para prevenção de ambas.

Para se prevenir, é necessário seguir algumas recomendações, como:

• Manter a distância de 1,5 metros das outras pessoas;
• Higienizar as mãos com frequência, lavando com água e sabão ou usando álcool gel 70%;
• Utilizar corretamente as máscaras cobrindo a boca e o nariz;
• Adotar hábitos saudáveis, com boa alimentação e hidratação;
• Não compartilhar utensílios de uso pessoal, como toalhas, copos, talheres e travesseiros;
• Evitar frequentar locais fechados ou com muitas pessoas.